Morreu Jimmy Carter, antigo Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) e vencedor do Prémio Nobel da Paz, aos 100 anos.
A notícia foi confirmada pelo filho ao jornal The Washington Post, que revelou o Carter Center através de uma publicação na rede social X (antigo Twitter).
James Earl Carter Jr. ingressou no Partido Democrata em 1962 e foi eleito para a Assembleia Legislativa da Georgia – estado norte-americano onde nasceu – dois anos depois.
No início da década de 1970, assumiu o cargo de governador da Georgia, durante um mandado onde se destacou pelas políticas que nunca deixaram de parte os direitos dos negros e das mulheres.
Chegou a presidente dos EUA em 1977 e permaneceu no cargo até 1981. Para ‘alcançar’ o cargo venceu o então presidente Gerald Ford por uma margem de votos tangencial – e numa América ainda marcada pelo escândalo ‘Watergate’ que forçou o Presidente Richard Nixon a demitir-se.
Carter assumiu o cargo de 39.º Presidente dos Estados Unidos apenas durante quatro anos. Acabaria por perder a disputa com Ronald Reagan, um antigo ator de Hollywood e senador republicano, quando se candidatou à reeleição.
Biden recorda Jimmy Carter como “homem de princípios, de fé e de humildade”
O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, recordou o antigo governante norte-americano Jimmy Carter, que morreu aos 100 anos, como “um homem de princípios, de fé e de humildade”.
“A América e o mundo perderam um extraordinário líder, estadista e humanitário”, reagiu o atual Presidente dos EUA com a sua mulher, Jill, num comunicado.
“Para todos aqueles que procuram saber o que significa viver uma vida de propósito e significado (…) estudem Jimmy Carter, um homem de princípios, de fé e de humildade”, frisou na mesma nota.
Na mesma declaração, Biden destacou a compaixão e a clareza moral de Carter e o trabalho do antigo governante “para erradicar doenças, forjar a paz, promover os direitos civis e humanos, promover eleições livres e justas, alojar os sem-abrigo e defender os desfavorecidos”, sublinhando que este deve ser “um exemplo para os outros”. JA
