A recém-nomeada embaixadora francesa em Angola, Sophie Aubert, acredita que a presença do Presidente João Lourenço na conferência do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola na França, no mês que vem, vai intensificar a cooperação mútua entre Luanda e Paris.
O mandatário de Angola, João Lourenço, vai liderar juntamente, na França, no mês vindouro, a reunião do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). A novidade foi revelada pela nova embaixadora francesa em Angola, Sophie Aubert, que vê esta presença como uma alavanca para a colaboração bilateral entre as duas nações.
Nesta segunda-feira, dia 13 de Novembro, o líder angolano reconheceu a nomeação de mais seis embaixadores extraordinários e plenipotenciários, atuantes e não atuantes em Angola, incluindo os da União Europeia e da França. Sophie Aubert, aos 56 anos, a nova enviada da França em Angola, relatou à mídia que discutiu com João Lourenço projetos conjuntos que aproximam as duas nações, particularmente a ida do Presidente à reunião do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), que ocorrerá no vindouro mês de Dezembro, em Paris.
“Conversei com o Presidente sobre os projetos bilaterais que temos e também sobre o significado da visita do Chefe de Estado, o senhor João Lourenço, à França, em Dezembro, para compartilhar a liderança do encontro do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola”, esclareceu.
Para além da diplomata francesa, o Presidente da República também oficializou cartas credenciais da nova representante da União Europeia em Angola, Rosário Bento, que assumiu o posto após a diplomata Jannette Seppen.
A embaixadora afirmou que irão perseverar no desenvolvimento das parcerias com Angola em campos como a diversificação econômica, segurança regional, estabilidade e proteção da biodiversidade no contexto das mudanças climáticas.
“Prosseguir com nossa parceria, fortalecer nossa aliança em todas as áreas nas quais já atuávamos, como a diversificação econômica, a governança e também o desenvolvimento humano e aguardar ainda mais o reforço em termos de segurança regional, estabilidade e também na proteção da biodiversidade em face das mudanças climáticas”, garantiu.
O governante angolano também concedeu credenciais aos novos diplomatas das Ilhas Maurício, Jean Francois Chaumiere, da Federação do Canadá, Sara Nicholls, do Reino da Dinamarca, Elseberth Sondegaard Krone, da República da Jamaica, Joan Thomás Medwars, da República Federal Democrática da Etiópia, Fortuna Dibaco Cizare e da República da Geórgia, Roland Beridze.