O Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, será recebido hoje pelo Presidente João Lourenço, para discutir relações bilaterais e compromissos assumidos na cimeira EUA-África.
As áreas de foco incluem clima, segurança alimentar, saúde, economia e comércio. A agenda inclui também o desenvolvimento de uma parceria baseada em valores partilhados, promovendo o respeito pelos direitos humanos, a segurança mútua e o Estado de direito.
Durante sua estadia em Luanda, Blinken visitará o Centro de Ciência de Luanda e terá um encontro na operadora de telecomunicações Africell, de capitais norte-americanos. Após audiência com João Lourenço no Palácio Presidencial, finaliza a sua visita com um encontro com o Ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António.
As relações diplomáticas entre Estados Unidos e Angola, que já duram 30 anos, foram fortalecidas recentemente, com Angola sendo reconhecida como parceiro estratégico dos EUA na África.
No ano passado, o Presidente Biden recebeu João Lourenço na Casa Branca, e Angola acolheu importantes figuras americanas, incluindo o secretário de Defesa Lloyd Austin e o enviado de Biden, Amos Hochstein. Destaca-se também a assinatura dos Acordos Artemis na área da exploração espacial e a iniciativa de um acordo bilateral de céus abertos.
