O Instituto Nacional de Estatística (INE), na qualidade de órgão responsável pela produção e difusão das estatísticas oficiais do Governo da República de Angola, tem agendado para o ano de 2024, a realização do segundo Recenseamento Geral da População e Habitação.

Para este efeito, o INE tem cumprido firmemente as diversas etapas importantes, para a realização do Censo 2024, tais como: Actualização da Malha Cartográfica Censitária em todo o território Nacional, o qual permitiu actualizar mais de 92mil secções censitárias, em seguida a realização massiva e coordenada do Censo Piloto em 7 Províncias do país, 14 Municípios e 14 Comunas.

Cumpridas essas etapas para a realização do CENSO 2024, o INE sobre a égide do Grupo Técnico Nacional tem levado a cabo o acto formativo dos Assistentes Técnicos Provinciais, Municipais e Comunais. Adicionalmente o Grupo Técnico tem se movido em todas as localidades do País com o fito de Mobilizar e Sensibilizar a sociedade em torno daquela que é a maior operação estatística volvidos 10 anos.

No entanto, por necessitar de algum alargamento no apoio logístico nas diferentes secções censitárias, o INE previamente informou, a Comissão Multissectorial de apoio a Realização do Censo 2024, sobre a necessidade de alargar-se o Momento Censitário de 19 de Julho para 19 de Setembro de 2024.

Todavia, o INE reitera que continua a existir o firme apoio dos diferentes departamentos ministeriais que compõem a Comissão Multissectorial e nisto fica o credito que a preparação para a realização do CENSO 2024 segue sem sobressaltos continuando na Ronda 2020 conforme recomendações das Nações Unidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *