José António dos Santos, conhecido como “Rei dos Frangos” e maior acionista individual da Benfica SAD, revelou estar aberto a vender a sua participação de 16,38% na sociedade que gere o futebol do Sport Lisboa e Benfica. Em entrevista ao Jornal Económico, o empresário português fixou um preço mínimo de 12 euros por ação, rejeitando propostas inferiores.
A participação de José António dos Santos na Benfica SAD inclui ações detidas individualmente e pelo Grupo Valouro, que lidera com o irmão, António José dos Santos. Actualmente, as ações da sociedade desportiva estão cotadas a quatro euros no mercado, um valor que o empresário considera desajustado face à importância do clube. “O Benfica é uma das maiores marcas europeias de futebol”, afirmou ao Jornal Económico, criticando o preço de 7,07 euros por ação na recente venda da participação de 3,28% do ex-presidente Luís Filipe Vieira.
O empresário revelou ter sido abordado por investidores norte-americanos, mas nenhum negócio foi concretizado. Para José António dos Santos, uma eventual venda deve trazer benefícios claros ao clube, como parcerias estratégicas ou a expansão da BTV, a televisão oficial do Benfica. “Não vejo ninguém gastar milhões de euros para comprar ações sem um plano claro”, questionou.
Líder do Grupo Valouro, um dos maiores conglomerados avícolas de Portugal, com 35 empresas e exportações para 45 países, José António dos Santos gere um império que abrange também os sectores da energia e turismo. Jornal Económico.
