Pedido de ajuda para levantar dinheiro no ATM resulta em furto milionário após troca de cartão multicaixa.

Três cidadãos nacionais com idades entre os 23 e os 30 anos, integrantes de uma rede criminosa, foram detidos recentemente e apresentados na última semana pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por envolvimento no furto de mais de 17 milhões de kwanzas de um cidadão indiano, após terem trocado o seu cartão multicaixa na sequência de um pedido de ajuda feito pela vítima para efectuar uma operação num ATM.

De acordo com o porta-voz do SIC, Manuel Halaiwa, o cidadão indiano tentou fazer uma operação num ATM na zona da Cuca, em Luanda, mas a ranhura da máquina não permitia a introdução do seu cartão multicaixa. A vítima solicitou então ajuda a alguns jovens que estavam perto do ATM, para efectuar a operação, jovens estes que “aproveitaram-se desta oportunidade e trocaram-lhe o cartão”, minutos depois retiraram 17.550.000 da conta da vítima.

“Eles actuam junto dos ATMs. Fazem-se à fila, para supostamente ajudarem pessoas que requerem apoio quando pretendem levantar dinheiro e tudo fazem para memorizar os códigos PIN. Ao prestarem essa ajuda, acabam trocando o cartão multicaixa e uma vez com o cartão e o código PIN retiram o dinheiro das contas das vítimas”, explicou.

O porta-voz refere que o facto ocorreu no passado mês de Setembro de 2024 e a detenção dos três indivíduos foi possível apenas no dia 28 de Dezembro de 2024, no Zango III, após um trabalho apurado de investigação.

Durante a detenção, ocorrida na via pública, foi encontrado um total de 45 cartões multicaixa de diversos bancos na posse dos três indivíduos.

Os detidos foram apresentados na última semana ao Ministério Público e, sequência, ao juiz de garantias, para serem responsabilizados criminalmente. PT

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *