O Presidente da República, João Lourenço, visitou na manhã deste sábado a Escola Dom Alexandre Cardeal do Nascimento, um complexo de ensino de grande dimensão e envergadura situado na cidade de Luanda, circunscrição do Morro Bento.

Na visita à instituição, que ainda aguarda inauguração oficial, o Chefe de Estado foi acompanhado pelo Bispo Dom José Manuel Imbamba, Presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe (CEAST), além de várias figuras da Administração do Estado, entre Ministros de Estado, Ministros e o Governador provincial de Luanda.

Compromisso com a qualidade de ensino

De acordo com os seus promotores – a Fundação Prosperar, instituída pela CEAST – trata-se de uma escola católica que lecionará do ensino pré-escolar ao 12º ano de escolaridade, com capacidade para cerca de 1.800 alunos.

Está entre os principais objetivos da instituição promover “a excelência e a elevação da qualidade de um ensino acessível à classe média e às camadas mais vulneráveis, mediante a atribuição de bolsas de estudo por via de critérios de meritocracia, através de uma justa e equitativa política de inclusão e solidariedade social”.

Impacto no sistema educativo

Esta nova unidade escolar representa um importante reforço para o sistema educativo angolano, especialmente para a província de Luanda, onde a demanda por instituições de ensino de qualidade tem crescido nos últimos anos.

A Fundação Prosperar, através deste empreendimento, demonstra o compromisso da Igreja Católica com o desenvolvimento da educação em Angola, complementando os esforços do Estado neste setor crucial para o desenvolvimento do país.

Próximos passos

Embora ainda não tenha sido anunciada a data oficial de inauguração e início de atividades, a visita do Presidente da República sinaliza o reconhecimento da importância desta instituição para o panorama educacional angolano.

Espera-se que, em breve, sejam divulgadas informações sobre o processo de matrícula e os critérios para concessão de bolsas de estudo, permitindo o acesso de estudantes de diferentes extratos sociais a esta nova unidade de ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *