Declaração aos Jornalistas

A ida do Presidente João Lourenço ao Palácio Presidencial de Abidjan culminou com um momento reservado aos jornalistas, durante o qual os dois Chefes de Estado se referiram, exaustivamente, à grande vontade de inaugurar um tempo novo nas relações de amizade e cooperação entre Angola e a Cote D’Ivoire.

Assinados 14 acordos de cooperação

Sob o olhar dos Presidentes João Lourenço, de Angola, e Alassane Ouattara, da Cote D’Ivoire, foram hoje assinados em Abidjan 14 acordos em diversas áreas, abrindo, assim, uma nova perspectiva de cooperação entre os dois países.

Este é o resultado efectivo da visita de Estado que o Presidente João Lourenço realiza à República da Cote D’Ivoire e que termina amanhã, sexta-feira, com o seu regresso a Luanda.

Foram assinados acordos nos domínios da Agricultura, Minas e Hidrocarbonetos, Saúde, Desportos, Radiodifusão, Diplomacia (Consultas Políticas), Cooperação Intergovernamental, Enquadramento e Promoção da Juventude, Empoderamento da Mulher e Igualdade de Género, Recursos Hídricos, Economia Numérica (Tecnologias de Informação e Comunicação), Recursos Florestais e Fauna, Cultura e Comércio.

Conversa com integrantes da comunidade Angolana na Cote D’Ivoire

Já prestes a finalizar a sua visita oficial de dois dias à Cote D’Ivoire, o Presidente da República, João Lourenço, recebeu na tarde desta sexta-feira em Abidjan representantes da comunidade angolana estabelecida neste país da África Ocidental.

O encontro serviu para uma conversa sobre o país, seus projectos e desafios, oportunidade também para os concidadãos a residir no exterior falarem dos seus sonhos e perspectivas de vida.

João Lourenço visitou indústria de chocolate em Abidjan

No prosseguimento da visita de Estado que desde ontem efectua à República da Cote D’Ivoire, o Presidente da República, João Lourenço, teve hoje contacto com o processo de transformação do cacau em chocolate, percorrendo as diferentes secções da fábrica CÉMOI CHOCOLATIER, em Abidjan.

A Cote D’Ivoire é o maior produtor de cacau a nível mundial e há vários anos que optou por não exportar unicamente matéria-prima para os grandes produtores de chocolate, montando, ela própria, numerosas fábricas no seu território. Com tal medida, o país assegurou valor acrescentado ao produto charneira da sua agricultura, o cacau, mantendo uma vasta rede de fornecedores com actividade sustentável, alimentando uma indústria que eleva significativamente os números do seu PIB (Produto Interno Bruto).

No livro de honra da instalação fabril visitada, o Presidente João Lourenço felicitou os ivoirienses pelo percurso feito na fileira produtiva do cacau, que vai do cultivo ao produto acabado que se consome internamente e se exporta a diferentes mercados, em África e fora do continente.

O primeiro dos dois dias da visita de Estado que o Presidente João Lourenço efectua à República da Cote D’Ivoire terminou com um jantar em sua honra, oferecido pelo Presidente anfitrião, Alassane Ouattara.

Jantar de honra oferecido pelo Presidente Quatara

A confraternização à mesa reuniu numerosos convidados da sociedade ivoiriense, entre figuras do Estado, empresários, membros do Corpo Diplomático, entidades religiosas e de outros quadrantes.

Ao som de ritmos locais de música e dança, intercalados com composições angolanas coreografadas pelo Ballet Nacional Ivoiriense, o jantar decorreu por mais de duas horas, num desfile do melhor e mais representativo da gastronomia do país anfitrião.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *