A Sonangol anunciou, na quinta feira (11), a conclusão bem-sucedida da perfuração do segundo poço de avaliação, KON-11, na bacia terrestre do Cuanza, marcando um importante avanço na exploração petrolífera em Angola.
Em comunicado, a petrolifera diz que a operação, finalizada em 21 de Dezembro de 2023, foi conduzida pela Unidade de Exploração e Produção e revelou a presença significativa de petróleo no reservatório, aumentando o potencial do campo Tobias.
O poço, batizado de Tobias 14, junto com o sucesso anterior no poço Tobias 13, sinaliza um momento promissor para a Sonangol e seus parceiros – Apex, Brite’s Oil, Grupo Simples e Omega.
Esta descoberta, refere o comunicado, impulsiona a reativação da produção de petróleo na bacia terrestre do Cuanza, que estava inativa desde a década de 1990. Este desenvolvimento representa um marco significativo para a indústria petrolífera angolana, revitalizando uma região que há muito estava fora do mapa de produção petrolífera.
A capacidade de produção do novo poço será avaliada em testes que serão realizados em breve. O sucesso desses poços não só confirma o potencial remanescente do campo Tobias, mas também estabelece um precedente positivo para futuras operações de exploração e produção na região, de acordo com o documento.
Com a reativação da produção na bacia terrestre do Cuanza prevista para o final do ano, a Sonangol e seus parceiros estão na vanguarda do renascimento da atividade petrolífera em Angola. Este sucesso é um passo importante no caminho para fortalecer a posição de Angola como um importante produtor de petróleo na África, conclui o comunicado.
